(45) 3322-0428

Sobre

Sobre - Clube de Tiro Guairacá

HISTÓRICO CLUBE GUAIRACÁ

O CLUBE DE TIRO GUAIRACÁ, com sede em Cascavel, Paraná, foi fundado em 03-03-1961 sob a denominação de SOCIEDADE ESPORTIVA DE CAÇA E PESCA “GUAIRACÁ”, teve sua identificação modificada, atendendo novas normas legais, para “CLUBE DE TIRO GUAIRACÁ”, em 29/04/2006.

Entidade inscrita no CNPJ sob nº 77.411.098/0001-02

CR 3.202 no Ministério da Defesa – Exercito Brasileiro

B – OBJETIVOS E RAZÕES DE SUA CRIAÇÃO

Os moradores de Cascavel e todos da região interiorana, tinham por hábito, em razões de sobrevivência e lazer, a prática da caça e da pesca.

Também era comum a prática desorganizada do tiro ao alvo.

No entanto não dispunham de uma organização coletiva que os organizassem ou unissem nessas práticas.

Daí alguns, com conhecimento de que em outras localidades, após algumas reuniões em clubes resolveram, para unir suas práticas e habilidades, fundar o nosso “GUAIRACÁ”.

C – PATRIMÔNIO

Inicialmente a reuniões eram realizadas em churrascarias, restaurantes e clubes, onde organizaram seu quadro de associados, os fundadores. Uma ata foi lavrada e os presentes assinaram com muita esperança de sucesso.

Em 1961 houve a aquisição de uma área de 3 alqueires no atual bairro Morumbi, um desdobramento da Fazenda Lopei. Como o imóvel ainda estava em fase de legalização, obteve-se inicialmente somente um recibo como documento. Neste local, que ficou conhecido como “Caça e Pesca”, muitas atividades foram realizadas. Encontros, práticas de tiro ao alvo e comemorações diversas. Nos períodos seguintes, apesar dos esforços de alguns associados, houve um arrefecimento das atividades e o clube paralisou suas atividades.

Em 1967, alguns associados remanescentes, somados e outros adeptos da prática esportiva rural, resolveram reativar o clube.

Buscados os representantes da Fazenda Lopeí, souberam que a área havia sido liberada pelo Poder Judiciário, já que havia uma pendência judiciária, e que o imóvel havia sido incluído no Loteamento Morumbi. Informaram que procuraram os representantes do clube para a sua legalização e como não encontraram responsáveis, deram o imóvel como abandonado, mas que tentariam, com os novos organizadores, acertar o que a situação permitisse. Depois de muitas tratativas, fora resgatados 8 lotes urbanos no referido Loteamento Morumbi. Esta área não era suficiente para a prática esportiva que se pretendia.

Procurou-se então outro local para a instalação da associação. Felizmente, em razão da amizade dos novos organizadores com o corretor Albino Nicolau Schmidt, descobriu-se uma área de 16 alqueires nas cabeceiras do Rio Barro Preto, de propriedade do Sr. Romano Tozzo. Este, também, em razão da amizade com os novos líderes e sabendo dos objetivos, criou possibilidade da transferência, por venda da área disponível.

Esta área, atual sede do Clube de Tiro Guairacá, foi o maior resultado que se obteve das tratativas dos novos dirigentes.

Nela construiu-se a sede social, restaurante, estandes de tiro, pedanas de tiro ao prato, linha de tiro e estacionamentos, suficientes para a prática de todas as modalidades esportivas, recreativas e sociais que se pretendia.

D – ATIVIDADES

O CLUBE DE TIRO GUAIRACÁ, dispõe de instalações para a pratica das seguintes modalidades esportivas:

a- Estande de tiro ao alvo nas modalidades de revólver, pistola, carabina de bala, carabina de ar, silhuetas e outras variações.

b- 4 pedanas para tiro ao prato, fossa olímpica e tiro à hélice que simula o tiro de caça.

c- Linha de tiro para armas longas, com a extensão de 100, 200, 300 e 600 metros.

d- Pista para prática de arco e flecha.

e- 12 pistas para a prática de tiro prático.

f- Restaurante.

 

E – PARTICIPAÇÕES E REALIZAÇÕES

Na década de 60, iniciando suas atividades, em colaboração com a Paróquia São Cristóvão promoveu e organizou a Festa dos Motoristas. Além das práticas religiosas, houve também um banquete com o fornecimento de produtos de caça e pesca buscados pelos associados na região. Os pescadores foram pescar no Rio Paraná, de onde trouxeram peixes maiores. Outros, foram aos açudes e pequenos rios da redondeza de onde trouxeram os pequenos peixes, lambaris principalmente. Os caçadores em dois grupos distintos, trouxeram caça de pelo e outros a caça de pena. O superávit financeiro foi destinado inteiramente para a Paróquia São Cristóvão.

Já em 1985, por ocasião da realização dos Jogos Abertos do Paraná em Cascavel, o Clube organizou a modalidade de tiro esportivo incluindo uma equipe própria feminina e masculina, representando o munícipio. Nesta atividade, tivemos a felicidade de sermos campeões assim, proporcionando ao munícipio o título de campeão geral dos Jogos Abertos daquele ano.

Atualmente o Clube promove eventos de tiro esportivo de todas as modalidades, sendo estes estaduais e nacionais onlines e presenciais da seguintes confederações e federações: Confederação Brasileira de Tiro Esportivo; Confederação Brasileira de Tiro Prático; Confederação Brasileira de Caça e Tiro; Liga Nacional de Tiro ao Prato; Federação Paranaense de Tiro Esportivo; Federação Paranaense de Tiro Prático.

No ano de 2017, juntamente com a Beretta, fábrica de armas de fogo italiana, promoveu o GRAND PRIX BERETTA, campeonato onde toda a renda adquirida foi destinada ao Hospital de Câncer de Cascavel-PR, a UOPECCAN. No mesmo ano, foi organizado outra prova onde arrecadou-se recursos para a compra de leite para as crianças do Recanto da Criança.

Na modalidade de Tiro ao Prato, o Clube já conquistou o título de campeão seis vezes, sendo três anos consecutivos, graças ao empenho, dedicação e espirito competitivo de seus atletas.

Na modalidade de tiro prático, nossos atletas levam o nome do Clube para diversos estados, inclusive prestigiando e participando de Campeonatos a nível internacional.

O Clube promove clínicas e cursos de tiro, com renomados técnicos nacionais e internacionais, e com isso vem sendo destaque em várias competições.

Nossos atletas competem internacionalmente, se classificando com bons resultados à nível mundial.

Além disso, o Clube dispõe de modalidades olímpicas, trata-se de um grande formador de atletas que num futuro breve poderão estar representando o Brasil mundo a fora.

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.